Novo Serpro. Novo Brasil.

Este é um tempo de transformações, e nessas horas o que importa é conseguir operar um movimento duplo: preservar as conquistas relevantes e colocar em movimento as mudanças imprescindíveis. É isso que a empresa vem fazendo.

São 56 anos de tradição em segurança, inteligência e inovação, que se reorganizam com dinamismo para enfrentar uma nova era, com desafios diferentes. E você, que trabalha no Sepro, faz parte dessa missão.

Uma empresa pronta para os próximos 50

50 anos? Não. O que inspira o novo ciclo do Serpro são os próximos 50 grandes desafios da nossa época, as respostas inteligentes que precisaremos desenvolver para lidar bem com o agora e com o futuro. Você já sentiu que esses dois tempos se confundem por conta da aceleração de tudo, não é mesmo? Por isso, estamos com toda nossa força aplicada em rever, renovar, encontrar novos fluxos, novos jeitos. E fazer já!

Selecionamos cinco direções para orientar nossa navegação a jato: sustentabilidade, eficiência, pluralidade, inovação permanente e relevância. Aqui não são apenas palavras bonitas: nós as escolhemos com muita consciência e vamos operá-las com toda dedicação. Todo esse empenho tem como objetivo ser uma empresa cada vez mais digital, ágil e antenada - sem perder a força e a segurança. A empresa de TI que inova e impulsiona a transformação digital do país. Modéstia à parte, isso nós sempre fomos. E nossa sociedade precisa que continuemos a ser, sempre conectando o governo à sociedade.

Estamos trabalhando mais do que nunca para nos reinventar. Para concretizar pra ontem, pra hoje, neste instante: novo Serpro. Novo Brasil.

Nova marca: tradição renovada

Para um novo Serpro, nada mais justo e estratégico do que um novo posicionamento e uma nova marca. Alinhada ao propósito do ciclo que se inicia, a atualização propõe a permanência do legado com uma releitura contemporânea.

Imagem do primeiro símbolo do Serpro criado por Aloísio Magalhães, onde se vê um S estilizado que remete ao movimento das antigas fitas digitais
Reprodução do livro Do design ao branding

A criação da marca Serpro foi assinada em 1973 por Aloísio Magalhães, designer gráfico pioneiro na introdução do design moderno no país. Dentre vários trabalhos memoráveis, podem-se citar o projeto que venceu o concurso para criar as cédulas do cruzeiro novo e a marca para a Petrobras, utilizada até hoje.

Foto de Aloísio Magalhães debruçado em sua prancheta de trabalho com exemplos de seus trabalhos pendurados em um painel na parede atrás dele.
Acervo Aloísio Magalhães

Foi um profissional tão importante que o Dia Nacional do Design é comemorado na data do seu aniversário. A essência inventiva da primeira marca que criou para o Serpro brilha há mais de cinco décadas, e foi preservada.

A nova marca do Serpro com o S estilizado dentro de um círculo azul
Acervo Serpro

Na nova versão, houve alteração significativa no símbolo: a letra “esse”, estilizada, resgatou traços do desenho original, o paralelogramo foi substituído por um círculo e a cor azul ganhou uma tonalidade mais vibrante e conectada a ecossistemas digitais. A marca também ganhou novas versões de aplicação para torná-la mais flexível e toda a identidade visual foi repensada.

Entregas do século

O Serpro inova em tecnologia há mais de 50 anos. Sistemas que estruturam setores fundamentais do país como tributação, emissão de passaporte, pagamentos, fiscalização, exportações, dentre muitos outras áreas em que a TI da empresa fez a diferença.

As realizações são tantas que seria cansativo listá-las todas aqui. Reunimos, então, uma amostra de onze entregas relevantes para a sociedade, realizadas de 2000 até hoje, só para exemplificar como a “mania” de digitalizar tudo vem de longe e segue firme.

Carteira Digital de Trânsito

O aplicativo, desenvolvido com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), leva para o celular a carteira de motorista, o documento do carro, o controle de infrações e oferece, em alguns casos, 40% de desconto ao pagar multas. Na versão web, empresas ainda podem gerenciar sua frota.

Saiba mais

Meu Imposto de Renda

Pessoas físicas e jurídicas fazem sua declaração anual de imposto de renda com segurança e cada vez mais facilidades, desde 1964. A interface migrou para o celular e outros dispositivos móveis há seis anos, agregando funcionalidades como recebimento de aviso de restituição.

Saiba mais

PUCOMEX

Procedimentos mais simples, rápidos e baratos para o fluxo comercial brasileiro são vantagens oferecidas pelo Portal Único do Comércio Exterior. Um dos grandes ganhos é a Declaração Única de Exportação, feita eletronicamente e integrada à Nota Fiscal Eletrônica.

Saiba mais

bConnect

A plataforma, baseada em blockchain, conecta as aduanas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, garantindo autenticidade e segurança dos dados aduaneiros compartilhados entre os países do Mercosul.

Saiba mais

Portal gov.br

Espécie de “google do governo” que reúne serviços e aplicativos estatais. Resultado da parceria com Ministério da Economia, Presidência da República e Dataprev, o ambiente tem a meta de reunir 3.300 serviços até 2022, facilitando a vida de todos os cidadãos e cidadãs do Brasil.

Saiba mais

LGPD

A primeira iniciativa da empresa foi lançar um portal colaborativo, disponibilizando informações sobre a Lei Geral De Proteção de Dados Pessoais. Em 2020, apresentou uma plataforma de produtos e serviços para atender aos princípios da Lei.

Saiba mais

VIO

Com tecnologia de compactação e criptografia avançadas, o Vio permite a qualquer pessoa verificar a autenticidade de um documento de forma simples, segura e gratuita, mesmo sem internet. Basta apontar a câmera para o QR Code.

Saiba mais

PIN

A PIN reúne nove soluções que automatizam o acesso a dados públicos de diversas bases governamentais. Com a Consulta CNPJ, por exemplo, empresas podem descobrir se seus parceiros estão ativos e regulares. Trabalho similar é feito pela Consulta CPF, Consulta DU-E, Consulta Dívida Ativa, dentre outras soluções.

Saiba mais

Rede Serpro

Família de produtos de rede especialmente desenhada para a gestão pública e a segurança no relacionamento com o cidadão, composta por três produtos principais: Conectividade em Longa Distância; Infovia e Administração de Serviços de Rede Local.

Saiba mais

Serpro Multicloud

Permite que órgãos públicos tenham acesso, por demanda e independente da localização, a um conjunto compartilhado de recursos computacionais configuráveis e de alta performance. Um adeus à necessidade de ambientar, construir e operar centros de dados, dentre outras vantagens, que resulta em maior racionalidade e economia.

Saiba mais

Datavalid

Solução de onboarding de clientes que permite validar dados cadastrais de forma unificada, oferecendo alternativas que envolvem análise cadastral, biometria digital e biometria facial. O reconhecimento facial utilizado pelo Datavalid alcança acurácia de 99,9%.

Saiba mais

Comprasnet

Uma família de sistemas que controla aproximadamente 1% do PIB brasileiro, garantindo economia e transparência para o país. O Comprasnet é responsável por várias inovações que atualizaram o Estado, como o processo eletrônico de compras e o Sistema de Pregão Eletrônico, que tem sido recorrentemente premiado.

Saiba mais